Blog

UM POUCO DA HISTÓRIA DO ECOTURISMO

Conheça como surgiu o segmento turístico que atrai cada vez mais admiradores


Publicado em 22/01/2025 | Por Júlio César Lordello

Vamos falar um pouco sobre um termo que muitos de nós conhecemos apenas por estar inserido no contexto das viagens, mas que possui um significado maior que o imaginado. Logo, se você gosta de uma boa história e se interessa pelo tema, esse post é para você. 


O QUE É ECOTURISMO?

A atividade turística existe a muito tempo, podendo, sua história ser vinculada à história da sociedade, desde os tempos mais remotos. Contudo, com o passar dos séculos e o desenvolvimento da historiografia e das demais ciências, o turismo passou a ser composto por segmentos. Hoje, explicarei para vocês um pouco sobre o Ecoturismo na história

Este segmento da atividade turística que cresce, ano após ano, em nosso país, se consolidou como um conceito a partir da década de 1980 e possui diferentes definições, que variam de acordo com o propósito de cada instituição ou de acordo com a intenção científica do autor. Contudo, todas elas têm como base outro conceito importante para a sociedade contemporânea, o de Desenvolvimento Sustentável

A sustentabilidade busca atender as necessidades atuais da sociedade, principalmente quando estas têm a ver com sua relação com o Meio Ambiente, de forma a não compromete-lo e nem prejudicar as futuras gerações. Sendo assim, ao relacionarmos este conceito ao de ecoturismo, estaremos atentos às consequências advindas do contato entre o ser humano e a natureza, uma vez que, um deve colaborar para o desenvolvimento do outro.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ECOTURISMO:

Um dos diferenciais do ecoturismo está presente na relação de troca que é constituída pelo turista e a comunidade que habita a região visitada e todo seu entorno. Esse é o viés social e educador deste segmento, que propicia o desenvolvimento cultural entre as pessoas envolvidas. Além disso, é fundamental para a construção do conhecimento e o crescimento pessoal de cada indivíduo relacionado.  

A responsabilidade ecológica é outro ponto que deve ser mencionado, pois envolve o cuidado com o descarte de materiais que não pertencem ao local visitado, como lixos e objetos, a contemplação da paisagem sem a ação de degradar o ambiente e o respeito à vida dos animais. 

É nossa missão enquanto indivíduos sociais cuidar do patrimônio natural de que fazemos parte. Devemos manter nosso foco apenas em agregar, seja com o meio ambiente ao protegê-lo, seja com nós mesmos, mantendo a disciplina e nos certificando de que estamos estabelecendo um contato real e verdadeiro com a natureza. 

 

COMO SURGIU O ECOTURISMO?

O Ecoturismo surgiu como uma opção ao Turismo de Massa, que apresentou uma fase de grande crescimento, especialmente na Europa e acabou se espalhando para os demais continentes. O marcante acontecimento da Revolução Industrial, que teve seu início ainda no século XVII, possibilitou um importante avanço e crescimento tecnológico, porém, às custas de um desenfreado impacto ambiental, que teve como colaborador a própria atividade turística.

Além disso, as discussões ambientais da época e a preocupação com o rumo que os impactos ambientais diretos do turismo exercido de maneira desregrada causariam no futuro, tornaram real a necessidade de se estabelecer uma nova forma de se relacionar com a natureza. No Brasil, os movimentos ambientalistas iniciados na década de 1950 dão os primeiros alertas sobre o uso inconsequente e voraz dos meios naturais. 

Contudo, é somente nas décadas de 1980 e 1990 que as preocupações ganham notoriedade e, para isso, foi fundamental o papel do ambientalista Hector Cebellos-Lascurain que, sendo presidente da ONG Pronatura México e diretor-geral da Secretaría de Desarrollo Urbano y Ecologia (SEDUE), passou a utilizar o termo em suas reuniões, que tinham por objetivo alinhar a preservação dos ecossistemas florestais das regiões mexicanas a um turismo que não fosse em desencontro a isso.

Em 2002, considerado o Ano Internacional do Ecoturismo, houve um evento marcante a respeito do assunto, que teve como organizadores principais, o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas e a Organização Mundial do Turismo (OMT) e realizado na cidade de Quebec, no Canadá.  As suas discussões giraram em torno da produção de um documento que ficou conhecido como Declaração de Ecoturismo de Quebec. Neste, foram registradas 41 recomendações de representantes ligados à causa do mundo inteiro. Aquelas que receberam maior destaque foram:

  • O desenvolvimento de práticas de mínimo impacto, relacionadas às empresas que promovem esse tipo de turismo e que são responsáveis por aplicá-lo de forma consciente e colaborativa com o meio ambiente;

  • A implantação de estratégias que aumentem os benefícios nas localidades receptoras, tendo em vista que o ecoturismo busca o desenvolvimento das regiões visitadas, de forma a viabilizar a educação ambiental e a sociabilidade entre os turistas e as comunidades alcançadas. 

 

O ECOTURISMO NO BRASIL

O nosso país é reconhecido internacionalmente pela sua diversidade ecológica, exemplo disso é que temos em nosso território a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Porém, com o passar dos anos, o processo de urbanização pelo qual nosso país passou, assim como o mau uso do nosso patrimônio natural, descaracterizou boa parte da nossa paisagem original.

Embora o termo ecoturismo tenha ganho destaque a partir da década de 1980, no Brasil podemos encontrar vestígios dessa modalidade turística há muito tempo. As tribos indígenas, nativas do nosso território, praticam o respeito à natureza e a sustentabilidade desde sempre, sendo esta uma importante característica das diferentes culturas indígenas. 

Não apenas, em 1937 foi criado o primeiro parque brasileiro de área fechada e protegida, o Parque Nacional do Itatiaia, situado entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, nas terras que pertenceram ao renomado industrial Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, que possuía grande influência econômica e política no Brasil, durante o período imperial. Essas terras foram, posteriormente, adquiridas pela Fazenda Nacional e utilizadas por Getúlio Vargas, em seu governo, para a criação do parque.

Por fim, outro grande precursor do Ecoturismo no Brasil e também no mundo foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como Rio-92. Nela, representantes de 175 países do mundo estiveram presentes, buscando um diálogo acerca da iminente crise ambiental que vivíamos (e ainda vivemos). Após esses acontecimentos pudemos perceber que o Ecoturismo entrou de vez no mercado turístico mundial e nacional. 

 

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre o Ecoturismo, que tal saber também que a Nature Adventure é comprometida com o meio ambiente e a sua equipe está empenhada em trazer a você a melhor experiência possível. 

Entre em contato conosco e confira as nossas opções de turismo ecológico. Venha vivenciar o que somente o contato com a natureza pode oferecer e fazer parte desse segmento que cresce ano após ano e trás inúmeros benefícios para as localidades e, principalmente, para quem exerce a prática e se dispõe a vivenciar e admirar as belezas da natureza.  

Viva a vida com experiências e seja parte da Nature Adventure!




Júlio César Lordello

Júlio César Lordello

Sou um professor, historiador e curioso, que decidiu se aventurar pelas maravilhas da natureza e se apaixonou. Eu vejo significado em momentos e nos detalhes da vida e do mundo, e minha intenção é compartilhar essas experiências através de histórias.

Você também vai se interessar!